terça-feira, 3 de dezembro de 2013


II Encontro de Cantares dos REIS e das JANEIRAS

Iniciativa visa dar continuidade à preservação e promoção
de mais uma tradição popular


Preservar, fortalecer e mostrar aos mais jovens a tradição de Cantar os Reis e as Janeiras. Este é o principal objetivo de mais um encontro, iniciativa organizada pelo segundo ano pela Associação Chaves Viva e Município de Chaves.

O Encontro de Cantares dos Reis e das Janeiras terá lugar durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Janeiro de 2014, no Auditório do Centro Cultural e na Sala Multiusos. O calendário de actuações dependerá do número de grupos participantes.

Além de pretender manter viva esta tradição popular, que dá as boas vindas ao novo ano que inicia, a iniciativa visa igualmente ajudar as associações locais a minimizar esta crise que afeta todos, angariando fundos para todos os participantes. Para tal, serão distribuídas 200 rifas a cada grupo participante, com o valor de 1 “rei mago” cada, que, com a sua venda, poderão obter 200 “reis magos”. Todos os prémios e custos associados a esta rifa serão da responsabilidade da Associação Chaves Viva.

A todos os grupos participantes será cedido um espaço com a respectiva “banca”, onde poderão colocar à venda todo o tipo de produtos locais, quer sejam gastronómicos ou artesanais (compotas, vinho novo, jeropiga, licores, pão caseiro, peças de barro, entre outros).

Os interessados em participar neste evento poderão inscrever-se até ao próximo dia 13 de dezembro, pessoalmente nas instalações da Chaves Viva (Centro Cultural de Chaves - Largo da Estação), via e-mail (chavesviva@gmail.com) ou telefonicamente através do número 276 348 940.

A autarquia flaviense e a Associação Chaves Viva convidam todas as escolas, grupos e associações do concelho a participarem, de modo a relembrar o passado e criar no presente as tradições que queremos manter no futuro.


Este espectáculo terá bilheteira associada, no valor de 2,5 “reis magos” por pessoa, quantia que reverterá na sua totalidade para os grupos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário